sábado, 14 de Julho de 2012

Limpar spooler de impressão

O spooler de impressão basicamente é um espaço na memória do computador onde ficam armazenados em fila os ficheiros para impressão. Desta forma o processador não necessita de estar sempre a executar pedidos de impressão, de forma a melhorar o desempenho do sistema.
Por vezes ocorrem problemas em que os ficheiros ficam presos no spooler de impressão, como por exemplo uma impressora desligada, sem papel ou sem tinta, problemas no driver, entre outros. O ficheiro vai ficar "pendurado" na fila em espera por tempo indeterminado, obrigando por vezes a reiniciar o computador e a impressora.
No entanto há um método que permite limpar o spooler de impressão sem fazer falta reiniciar o sistema.

 1. Menu Iniciar > Executar
 2. escrever SERVICES.MSC
 3. Procurar "Spooler de impressão" e clicar em "parar"
 4. Menu Iniciar > Executar
 5. escrever SPOOL
 6. Entrar na pasta PRINTERS
 7. Apagar todo o conteudo
 8. Menu Iniciar > Executar
 9. escrever SERVICES.MSC
10. Procurar "Spooler de impressão" e clicar em "iniciar"

32 comentários:

  1. Perfeito... ninguém me ajudava... aqui encontrei a solução... P A R A B É N S !!!
    Angelo

    ResponderEliminar
  2. Obrigado.
    O objectivo é ajudar.
    Se puder ajude também a divulgar e a melhorar o blog.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou tentando utilizar esta facilidade mas estou com "ACESSO NEGADO" ao diretório PRINTERS. O que fazer para liberar o acesso ? Estou utilizando o Windows 8.

      Eliminar
    2. Satisfeito !!! show

      Eliminar
  3. Estou tentando utilizar esta facilidade mas estou com "ACESSO NEGADO" ao diretório PRINTERS. O que fazer para poder deletar as filas existentes ?

    ResponderEliminar
  4. O mais certo será usar conta de administrador ou desactivar o controlo de conta do utilizador... de qualquer maneira vou testar e postar o resultado em WIndows 8.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, vocês me ajudaram a solucionar o problema. OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  6. OBRIGADO, SUA DICA FOI SHOW!!!

    ResponderEliminar
  7. Realmente você sabe como se faz. Muito obrigado

    ResponderEliminar
  8. Olá. No meu spool não há pasta PRINTERS.

    ResponderEliminar
  9. Qual é o sistema operativo que está a usar?

    ResponderEliminar
  10. Top! Estava sofrendo e aqui resolveu!

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que resolveu. Volte sempre e se puder divulgue o blog... estamos cá para ajudar.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns! resolvi o meu problema... Deus abençoe e continue sempre com essa disposição em compartilhar informações importantes.

    Quem planta coisas boas, consequentemente colhe coisas boas.

    Obrigado.


    Adriany

    ResponderEliminar
  13. Obrigado!
    Era a informação de que precisava!
    Resolveu o meu problema :-)

    ResponderEliminar
  14. Muito bom.
    Também tem essa:
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc781034(v=ws.10).aspx

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigada, foi a única solução pra mim.

    ResponderEliminar
  16. muitissimo obrigado, fiz e deu certo Deus abençoa grandemente...

    ResponderEliminar
  17. beleza valeu a dica muito obrigado

    ResponderEliminar
  18. Bom dia, muitissimo obrigada, segui os passos e resolveu o meu problema com a impressora e o tal do spooler. A primeira ajuda que foi direto ao ponto e resolveu. Att Mirian miamsm@terra.com.br

    ResponderEliminar
  19. NÃO CONSIGO EXCLUIR O ARQUIVO, DIZ QUE ELE ESTA EM USO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certifique-se que parou o serviço antes de excluir o arquivo ( 1. Menu Iniciar > Executar, 2. escrever SERVICES.MSC, 3. Procurar "Spooler de impressão" e clicar em "parar")
      Caso nao resulte, experimente fazer esses passos em modo de segurança...

      Eliminar
  20. amigo, consegui excluir o arquivo. agora mando imprimir, ela puxa 2 folhas e fala que esta sem papel. HP3512. o que pode ser?

    ResponderEliminar
  21. Isso parece ser problema fisico... O mais provável é ter avaria no sensor do papel, ou ter algum resto de folha dentro. Não me parece ser causado por software mas para ter a certeza só vendo mesmo...

    ResponderEliminar
  22. Simplesmente perfeito. Resolvi o meu problema com o passo a passo aqui descrito. DEMAIS MESMO.. Estou desde cedo tentando resolver e não conseguia até que em busca na internet fui direcionada para essa pagina. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  23. amigo ele diz que a pasta PRINTERS esta corrompida ou inacessível o que faço? uso o windows 8 pro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou verificar o resultado no Windows 8... no entanto poderá ser devido a ter o controlo de conta de utilizadir ativado, por exemplo. Poderá desativar ou tentar em modo de segurança...

      Eliminar
  24. Excelente post, isso sempre me dava dor de cabeça agora descobri a solução.

    ResponderEliminar
  25. Maravilhoso, já estava quase pirando, mas com sua ajuda consegui resolver. Muito grata.

    ResponderEliminar