sábado, 14 de julho de 2012

Limpar spooler de impressão

O spooler de impressão basicamente é um espaço na memória do computador onde ficam armazenados em fila os ficheiros para impressão. Desta forma o processador não necessita de estar sempre a executar pedidos de impressão, de forma a melhorar o desempenho do sistema.
Por vezes ocorrem problemas em que os ficheiros ficam presos no spooler de impressão, como por exemplo uma impressora desligada, sem papel ou sem tinta, problemas no driver, entre outros. O ficheiro vai ficar "pendurado" na fila em espera por tempo indeterminado, obrigando por vezes a reiniciar o computador e a impressora.
No entanto há um método que permite limpar o spooler de impressão sem fazer falta reiniciar o sistema.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Windows XP - problemas com actualizações

O Microsoft Windows XP tornou-se um sistema operativo muito "querido" por parte dos utilizadores e ainda hoje, onze anos após o seu lançamento, continua presente em muitos computadores por todo o mundo. 
Com o lançamento dos sistemas operativos posteriores, era lógico que mais cedo ou mais tarde a Microsoft viesse a acabar com o suporte ao XP, assim como vinha a acontecer com os Windows anteriores. No entanto as actualizações até ali criadas foram mantidas e ainda hoje é possível actualizar o XP. No entanto muitas vezes o Windows Update por algum motivo deixa de funcionar e ficamos impossibilitados de obter as desejadas actualizações. 
A seguir ficam algumas dicas de como corrigir problemas nas actualizações do XP, sendo algumas até comuns com outros sistemas operativos mais recentes. 

domingo, 8 de julho de 2012

Windows Live Messenger - retirar publicidade

O Windows Live Messenger não precisa de apresentações e já à muitos anos que faz parte da vida de milhares de utilizadores. Desde muito cedo foi escolhido como software preferencial na comunicação via internet, muito antes da tecnologia voip ou das redes sociais, o que o torna ainda hoje e com muitas outras alternativas um programa muito utilizado. 
As versões mais recentes trazem novidades que a primeira versão não poderia sequer sonhar, mas tornou-se também uma janela para publicidade de terceiros que por vezes se tornam incomodas não só pela publicidade em si que amplia ao passar com o rato ou abre janelas quando se clica, mas porque também tem suporte sonoro. 

sábado, 7 de julho de 2012

Atalhos do ambiente de trabalho desaparecem

Caso tenham acesso a computadores em rede, já devem ter reparado que por vezes os atalhos do ambiente de trabalho do Windows 7 desaparecem sem mais nem menos. Isso acontece devido às definições do Sistema de Segurança do Windows, em que manutenção do sistema apaga atalhos que julga não fazerem referência a nenhum programa quando, por exemplo, se perde a conectividade de rede ao computador ao qual os atalhos se referem ou caso esses atalhos apontem para uma unidade amovível, como uma pendrive ou um disco externo.