sábado, 13 de julho de 2013

Aplicações á espera de serem encerradas

Quando uma aplicação falha ou deixa de responder durante o encerramento do Windows 7, é apresentada uma caixa de dialogo a informar que existe uma ou mais aplicações á espera de serem encerradas e a perguntar se pretendemos terminar ou esperar.
A mensagem normalmente permanece aberta até que o utilizador seleccione a opção terminar.
No entanto é possível contornar essa situação dando ordens ao sistema para tratar de fechar a aplicação automaticamente sem a necessidade de intervenção do utilizador sempre que isso aconteça.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Aviso de segurança ao executar ficheiros

Quando se correm no Windows executáveis a partir de pastas partilhadas ou de fabricantes desconhecidos, é mostrado um aviso de segurança a indicar que não foi possível verificar o editor, e se pretende executar este software mesmo assim.
O aviso tem como objectivo chamar a atenção para a execução de uma aplicação  potencialmente perigosa.
No entanto, quando esse não é o caso, esse aviso torna-se um incomodo para o utilizador, pois surge sempre que se abre a aplicação ou esta seja aberta pelo arranque do sistema.


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Remover serviços no Windows

Quando se desinstala um programa, este nem sempre este é eliminado completamente e quando é utilizado como um serviço, por vezes  mantém-se no sistema operativo em funcionamento mesmo depois da desinstalação. 
Neste caso o serviço deverá ser eliminado manualmente seguindo estas instruções, uma vez que no Painel de Controlo apenas é permitido parar mas não eliminar.


terça-feira, 9 de julho de 2013

Skype - retirar publicidade

Desde que o Skype foi adquirido pela Microsoft que o software passou a ver o seu uso amplificado por todo o mundo. Não que não fosse um software já conhecido, mas a fusão trouxe-lhe mais valias e uso. Infelizmente a visibilidade trouxe também alguns pontos negativos pois passou a conter publicidade nos contactos e na janelas de chamadas, à semelhança do extinto Windows Live Messenger. No entanto, da mesma forma que era possível desactivar no Messenger essas publicidades (post antigo), também no Skype é possível bloquear essas publicidades indesejadas.

No Comments...

Ele está em todo o lado...

sábado, 6 de julho de 2013

Abandonware - o que é?

Abandonware é um termo aplicado normalmente a um software ignorado pelo seu proprietário e/ou fabricante, e para o qual já não está disponível qualquer suporte. Embora esse software ainda esteja sujeito ás leis de copyright, o proprietário não acompanha ou executa imposições sobre as violações dos direitos de autor. 
Pode se referir a um produto que já não está disponível para compra legal, sobre a periodo de tempo em que o fabricante do produto sente a obrigação de continuar a apoiá-lo, ou onde os sistemas operativos e plataformas de hardware evoluíram de tal forma que o um apoio continuado não pode ser economicamente justificado.