sábado, 6 de julho de 2013

Abandonware - o que é?

Abandonware é um termo aplicado normalmente a um software ignorado pelo seu proprietário e/ou fabricante, e para o qual já não está disponível qualquer suporte. Embora esse software ainda esteja sujeito ás leis de copyright, o proprietário não acompanha ou executa imposições sobre as violações dos direitos de autor. 
Pode se referir a um produto que já não está disponível para compra legal, sobre a periodo de tempo em que o fabricante do produto sente a obrigação de continuar a apoiá-lo, ou onde os sistemas operativos e plataformas de hardware evoluíram de tal forma que o um apoio continuado não pode ser economicamente justificado.
Nesses casos, os direitos de autor e suporte são ignorados. Um software também pode ser considerado abandonado quando só é possivel ser usado em tecnologias obsoletas. 
A diferença entre Abandonware e um produto descontinuado é que o fabricante não emitiu um comunicado de extinção, em vez disso, o fabricante simplesmente ignora o produto. 
Bastam alguns minutos nos motores de pesquisa da internet e podem-se ancontrar inumeros sites relativos ao Abandonware e nos quais podemos encontrar software e jogos disponiveis para download ao abrigo da suposta falta de interesse dos seus respectivos fabricantes e as suas leis de copyright. Na maior parte dos casos iremos encontrar jogos que nos levam ao universo do DOS, não muito usuais hoje em dia mas que com ajuda de maquinas vituais poderam ser disfrutados e nos darem algumas horas de gozo "á moda antiga".

Sem comentários:

Enviar um comentário