quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Remover password do excel

Muitas vezes e devido aos mais variados factores, protegemos uma folha de excel com password e acabamos por esquece-la, o que se torna um autentico pesadelo, uma vez que graças ao seu poder de calculo o excel é usado muitas vezes para para guardar autenticas bases de dados de informação importante.
No entanto é possível quebrar essa protecção através de uma macro criada pela straxx, uma empresa especializada em desenvolver software de desbloqueio de ficheiros de excel. A empresa possui software pago para uso profissional que amplifica a margem de sucesso ao máximo, mas permite também o uso de uma macro para uso particular que resulta na maior parte dos casos.
Surge então o Free Excel Password Remover, um add-in para excel, que não é mais do que uma macro que corre antes de se abrir o ficheiro protegido. Funciona nas versões 2000, XP, 2003, 2007 e 2010, possuindo também uma outra macro para versões mais antigas, se for o caso.


A macro pode ser obtida aqui ou directamente na pagina do fabricante mencionado acima.

Como fazer:

IMPORTANTE: aconselho a usar uma cópia do ficheiro original que se pretende desbloquear, no caso de algo correr mal e acabar por danificá-lo.

1º - Abrir o excel e diminuir o nível de segurança referente á execução de macros, de forma a que esta corra sem problemas.
Para isso basta ir ao menu Ferramentas - Macros - Segurança e diminuir o nível de segurança para o mínimo.
2º - Abrir o ficheiro .xls que se retirou do link - irá surgir uma mensagem do tipo "password remover is now loaded"
3º - Sem fechar o excel, abrir o ficheiro protegido (Ficheiro - abrir)
4º - Proceder ao desbloqueio do ficheiro.
No menu Ferramentas, usar a opção Unprotect Sheet ou Unprotect Workbook.

Devo relembrar que há excepções à regra; no entanto testei em vários ficheiros, todos com sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário