terça-feira, 16 de setembro de 2014

Reparar perfil da conta de utilizador

As vezes o Windows poderá não conseguir ler de forma correcta o perfil do utilizador, provavelmente porque está infectado com vírus ou devido ao facto do computador não ter sido encerrado da forma correcta acabando por danificar o mesmo, avaria no disco, etc..
Por causa disso o Windows não irá conseguir iniciar a sessão, devolvendo a mensagem de erro “O Serviço de Perfis de Utilizador não conseguiu iniciar sessão”.
No entanto o problema poderá ser resolvido a partir do computador com problema, tendo apenas o utilizador que entrar com outra conta ou a partir dessa mesma conta, bastando para isso que o Windows seja iniciado em modo de segurança (premindo a tecla F8 no arranque), e de seguida efectuar os passos indicados.

A correcção do problema é feita a partir do Editor de Registo do Windows.
É recomendado efectuar uma cópia de segurança do registo antes de alterar o que quer que seja, de forma a podermos recuperar o sistema caso alguma coisa corra mal.

Para tal basta abrir o  Executar (através do menu iniciar ou premindo as teclas Win + R)
Escrever regedit e dar OK
Ir a Ficheiro - Exportar - Escolher o local para guardar a copia, dar-lhe um nome e no fundo da janela de gravação seleccionar a opção de exportação "Tudo" de forma a exportar todo o registo e não apenas o ramo seleccionado.

Feita a copia, podemos passar á correcção do problema.

Dentro do Editor de Registo, deve-se localizar a seguinte subchave de registo:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList

No painel de navegação, localizar a ou as pastas que começam por S-1-5 (chave SID), seguida de um número longo.
Clique em cada dessas pastas S-1-5, localize a entrada ProfileImagePath no painel de detalhes e, em seguida, clique duas vezes para certificar-se de que este é o perfil da conta de utilizador com o erro. O valor dessa chave será a pasta com o nome do utilizador, pelo que nos permitirá ver se é esse o utilizador que queremos recuperar.

De seguida podemos deparar-nos com dois cenários diferentes e cada um tem uma resolução diferente.

1- caso existam duas pastas cujo nome comece por S-1-5 seguido de alguns números extensos e uma delas termine em .bak
 - temos de mudar o nome à pasta sem .bak clicando com o botão direito do rato nessa pasta e clicar em Mudar o nome.
 - pode, por exemplo acrescentar .old no final do nome, por exemplo e, em seguida, primir ENTER.
 - de seguida teremos de alterar o nome a pasta com .bak clicando em Mudar o nome e retirar .bak no fim do nome da pasta e, em seguida, primir ENTER.

2- caso exista apenas uma pasta cujo nome comece por S-1-5 seguido de um número extenso e termine em .bak
 - temos de alterar o nome a pasta com .bak clicando em Mudar o nome e retirar .bak no fim do nome da pasta e, em seguida, primir ENTER.

Feito isso, clicamos na pasta sem a extensão .bak, localizamos os valores DWORD com o nome RefCount e State, damos dois cliques em cada e coloca-se os seus valores a 0 e, em seguida, clicar em OK.

De seguida fechamos o Editor de Registo, reinicia-se o computador e, caso tenham feitos todos os passos correctamente, poderá iniciar a sessão com a conta pretendida.

NOTA: Testado em Windows XP, Vista e 7

2 comentários:

  1. olá. este post é bem antigo, pelo que provavelmente não irá ler a minha resposta. Queria só dizer-lhe que segui todos estes passos e resultou. Muito obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. O post é antigo, mas estou sempre por cá para ajudar. Fico contente por ter ajudado. Cumprimentos...

      Eliminar